Guia de treinadores - O que são EVs (Effort Values)

O que são EVs

Os EVs (Effort Values) são valores de esforços ocultos que um Pokémon ganha a cada batalha vencida, contribuindo no aumento do valor de cada característica de Stats do Pokémon, tornando-os mais fortes. Os EVs estão presentes nos jogos principais da franquia desde a primeira geração.

É graças aos EVs que os Pokémon dos jogadores ou de outros NPCs são mais fortes do que Pokémon selvagens, mesmo quando estão em mesmo nível.

Como eles funcionam e como ganha-los

A cada batalha ganha, o Pokémon pode ganhar cerca de 1 a  3 pontos de EVs em alguma de suas característica de Stats (HP, Attack, Defense, Sp.Attak, Sp.Defense e Speed), variando do Pokémon do qual ele enfrentou (Por exemplo, um Vulpix oferece 1 ponto de EVs em Speed quando derrotado). A cada 4 ponto de EVs acumulados em uma dessas característica de Stats equivalerá a +1 ponto de atributo nessa mesma característica, quando o Pokémon subir para o próximo nível.

Exemplo: O meu Pokémon derrotou 4 Vulpix e ganhou 4 pontos de EVs de Speed (1 ponto de EVs ganho por cada Vulpix derrotado), quando ele subir de nível, o Speed do meu Pokémon aumentará em +1. Se o meu Pokémon derrotar 8 Vulpix, então quando ele subir de nível o atributo de Speed dele irá subir em +2 e por ai vai.
Resultado de imagem
(Imagem de exemplo de pontos de atributo durante a passagem de nível de um Pokémon)

Dica para treinadores: Uma forma de saber os tipos e a quantidade de EVs que cada Pokémon oferece para o seu Pokémon ao serem derrotados em uma batalha, é conferindo o Pokédex da Serebii, selecionando o Pokémon e olhando em Effort Values Earned. Isso pode ser útil durante um bom treinamento Pokémon.

Obs: Se você deseja treinar os EVs de seus Pokémon, é recomendado não utilizar o Item Rare Candy, pois ele fará o seu Pokémon passar de nível sem adicionar um único ponto de EVs. Isso fará com que ele seja mais fraco do que outro que aumenta de nível naturalmente.

O limite de EVs

O seu Pokémon pode chegar até um máximo de 510 EVs, sendo esses distribuídos entre os atributos (HP, Attack, Defense, Sp.Attak, Sp.Defense e Speed), podendo um atributo ter no máximo 252 pontos de EVs.

O total para cada atributo seria em 255, porém, devido a distribuição de pontos ser de 4 em 4 EVs para +1 ponto de atributo, isso fazia com que sobrassem 3 pontos no final e consequentemente apenas 252, estabelecendo um limite de 252 por atributo, e o restante dos 3 pontos ser distribuído para outro atributo. A partir da 6° geração isso foi alterado, ficando oficialmente como 252, para evitar sobras.

Quando o seu Pokémon chega ao limite de EVs (Effort Values), ele pode receber uma Faixa de esforço (Effort Ribbon), nos jogos das gerações 3, 4, 5, 6 e 7 e essa fita irá permanecer no Pokémon, mesmo que seus EVs sejam baixados de forma que não mantenha mais os 510 pontos de EVs.

Segue abaixo a lista de como obter a faixa de esforço (Effort Ribbon) em cada jogo:

Pokémon Ruby/Sapphire/Emerald: Com um NPC, no Mercado de Slateport.
Pokémon Diamond/Pearl/Platinum: Com um NPC no Sunyshore Market.
Pokémon HeartGold/SoulSilver: Com um NPC em Blackthorn City.
Pokémon X/Y: Com um NPC no Laverre City Pokémon Fan Club.
Pokémon Omega Ruby/Alpha Sapphire: Com um NPC no mercado de Slateport.
Pokémon Sun/Moon: Com um NPC no Battle Royal Dome


Formas de ganhar pontos de EVs mais rapidamente

Nos jogos Pokémon, existem algumas formas de acelerar o aumento de EVs de cada atributo dos seus Pokémon:

1 - As vitaminas: A cada Vitamina utilizada em seu Pokémon, ela irá aumentar os EVs de algum dos atributos de stats de seu Pokémon em 10. O Stats em que ela vai agir dependerá do tipo de vitamina oferecida, segue abaixo a lista das vitaminas e em qual atributo de Stats elas vão agir:

(Elas também servem para aumentar a felicidade de seu Pokémon)

2 - O item Macho Brace: É um item que quando um Pokémon está segurando, ele dobra a quantidade de EVs que o Pokémon vai receber por cada Pokémon que derrotar. Porém, enquanto estiver segurando o item, o seu Speed ficará reduzido (o item é muito útil, mas ao mesmo tempo pesa -q). O item foi retirado do jogo a partir da sétima geração, nos jogos Pokémon Sun & Moon.
3 - O vírus PokéRus

Um Pokémon infectado com o PokéRus (um tipo de vírus do mundo Pokémon), tem os seus EVs dobrados, podendo também ser combinado com o item Macho Brace.

4 - Power Items:

Também há alguns Power Items que foram introduzidos na quarta geração. Eles aumentam +4 EVs de algum dos atributos do Pokémon, por cada batalha ganha, dependendo de qual dos Power Items o Pokémon estiver segurando. O seu efeito será dobrado se o seu Pokémon tiver o vírus PokéRus. (O efeito dos seguintes itens não se aplicam caso o Pokémon utilize o item Exp.Share):

5 - Wings

Outro Item, porém, introduzido apenas na quinta geração de jogos. As Wings aumentam +1 EVs em seu Pokémon por cada uma utilizada. Existem 7 tipos de Wings, porém, apenas 6 delas tem algum efeito para aumentar os Stats, sendo elas as seguintes. Elas também aumentam a felicidade de seu Pokémon, assim como as Vitaminas:

6 - Super Training

Disponível apenas nos jogos da sexta geração de jogos (X, Y, OmegaRuby & AlphaSapphire), é a forma mais prática de treinar os EVs de um Pokémon, existem diferentes treinamentos para cada um dos atributos de Stats do Pokémon.

7 - Poké Pelago

Introduzido na sétima geração (Pokémon Sun & Moon), o Poké Pelago é uma das formas de aumentar os EVs do Pokémon, através de alguns joguinhos dentro da ilha que são divididos em 3 níveis, aumentando o número de EVs recebidos por cada um deles.

Nível 1 - 1 EVs
Nível 2 - 2 EVs
Nível 3 - 4 EVs


Formas de retirar os pontos de EVs

Assim como existem formas de obter EVs rapidamente, também existem formas de retira-los, isso pode ser necessário caso seus EVs tenham atingido os limites e você queira diminui-lo, para aumenta-lo em outro atributo. Nesse caso, existem Berries que podem ser dadas ao seu Pokémon para fazer o trabalho, este método foi introduzido a partir do jogo Pokémon Emerald:
Em troca de diminuir os EVs de seu Pokémon, elas também aumentam a felicidade do mesmo.


Considerações finais sobre os EVs: Tanto os EVs quanto os IVs influenciam no Base Stats total de um Pokémon (aqueles valores que aparecem no Summary do Pokémon, apontando todos os seus dados de atributos em Attack, Defense, Sp.Attack, Sp.Defense e Speed), juntamente com os dados padrão de cada Pokémon e sua Nature.

Comentários

Anterior Próxima Página inicial
 
  © Pokémon Leaf - 2017
 
  Isabella Misdreavus