Guia de treinadores - O que são IVs (Individual Values)

O que são IVs

Os IVs (Individual Values) são Valores Individuais ocultos presente em todos os Pokémon, dando um certo impulso em cada um de seus atributos de Stats (Attack, Defense, Sp.Attack, Sp.Defense e Speed).


Como eles funcionam

Os IVs são valores inalteráveis que são definidos aleatoriamente para cada um de seus atributos de Stats (Attack, Defense, Sp.Attack, Sp.Defense e Speed) a partir do momento em que o Pokémon aparece, nasce de um ovo ou é dado ao treinador por um NPC. Eles são um dos responsáveis por tornar cada Pokémon único, já que dificilmente mesmo um Pokémon da mesma espécie apresentam o mesmos valores de IVs.

Os IVs podem variar de 0 a 31 (0 a 15 nas duas primeiras gerações) pontos por cada um dos atributos de Stats do Pokémon, servindo como pontos extras dentro de cada um dos atributos. Por exemplo, se um Pokémon tem 100 pontos de atributo em Attack, e 25 pontos de IVs nesse mesmo atributo, ele terá 125 pontos de atributo em ataque.

Ter um Pokémon com IVs perfeitas em todos os seus atributos de Stats (ou seja, com 31 IVs em cada um de seus atributos de Stats) é algo extremamente difícil e dependerá muito de sua sorte de 1 em milhões.


A sua influência nas batalhas

Quanto mais pontos de IVs o Pokémon tiver em um determinado atributo de Stats, mais forte ele será no mesmo, isso pode ser decisivo em uma batalha, caso você esteja confrontando um Pokémon de mesma espécie, nível e Nature que você. Por exemplo, o Pokémon que tiver mais IVs em Attack, irá tirar mais danos, o que tiver mais IVs em Speed, irá atacar primeiro e o que tiver mais IVs em Defense ou Sp.Defense levará menos dano de um ataque físico ou especial.


IVs nas primeiras gerações

Nos jogos das duas primeiras gerações, as IVs também determinavam características como o gênero do Pokémon, a aparição de um Pokémon Shiny e a letra que um Unown seria:

Um Pokémon era determinado como fêmea quando suas IVs de Attack (Ataque) eram menores ou iguais ao seu índice de definição de gênero de sua espécie, e macho quando maior.

Um Pokémon era determinado como Shiny (Pokémon com coloração diferente) quando as suas IVs por cada atributo de Stats eram as seguintes:

Attack: 2, 3, 6, 7, 10, 11, 14 ou 15 IVs.
Defense: 10 IVs
Sp.Attack/Defense: 10 IVs
Speed: 10 IVs


Como saber os IVs de seu Pokémon

Não existe uma forma de saber perfeitamente as IVs de seu Pokémon, já que são números ocultos e misturados com os Stats, mas existem algumas formas de fazer uma ideia da quantidade de IVs que o seu Pokémon tem::

A partir da quarta geração, inicialmente em Pokémon Diamond & Pearl, o jogo começou a apresentar características do Pokémon, que são pequenas frases no sumário que indicam aproximadamente a quantidade de IVs do Pokémon, embora elas não possam indicar perfeitamente, o valor exato de IVs do Pokémon:

Possíveis IVs
HP
Attack
Defense
Sp.Attack
Sp.Defense
Speed
0, 5, 10, 15, 20, 25, 30
Loves to eat
Proud of its power
Sturdy body
Highly curious
Strong willed
Likes to run
1, 6, 11, 16, 21, 26, 31
Takes plenty of siestas(VI)
Often dozes off(IV-V)
Likes to thrash about
Capable of taking hits
Mischievous
Somewhat vain
Alert to sounds
2, 7, 12, 17, 22, 27
Nods off a lot(VI)
Often scatters things(IV-V)
A little quick tempered
Highly persistent
Thoroughly cunning
Strongly defiant
Impetuous and silly
3, 8, 13, 18, 23, 28
Scatters things often
Likes to fight
Good endurance
Often lost in thought
Hates to lose
Somewhat of a clown
4, 9, 14, 19, 24, 29
Likes to relax
Quick tempered
Good perseverance
Very finicky
Somewhat stubborn
Quick to flee

Já na quinta geração, também é possível fazer uma ideia de seus IVs (mas não de forma exata) conversando com um garoto de cabelo azul na Gear Station, ao conversar com ele, ele dirá diferentes frases associadas ao número de IVs de seu Pokémon:

IVs total de seu Pokémon:

IVs entre 0 e 90: This Pokémon's potential is decent all around.
IVs entre 91 e 120: This Pokémon's potential is above average overall.
IVs entre 121 e 150: This Pokémon has relatively superior potential overall.
IVs entre 150 e 186: This Pokémon has outstanding potential overall.

O atributo de Stats com a IVs mais alta:

IVs entre 0 e 15:
It's rather decent in that regard.
IVs entre 16 e 25: It's very good in that regard.
IVs entre 26 e 30: It's fantastic in that regard.
Ivs em 31: It can't be better in that regard.


Passando IVs de um Pokémon para outro

É possível passar os IVs de um Pokémon através do Breeding, no Pokémon Day Care (local onde você deixa os Pokémon para treinar ou se reproduzirem). Ao fazer isso, 3 valores aleatórios serão passados dos pais para o filho e outros 3 valores surgirão aleatoriamente. A partir da 5° geração, a chance dos pais passarem os seus IVs para os filhos é de 50%, equivalente igualmente para macho e fêmea.

Exemplo: Há 25% de chances do filho herdar 3 IVs da mãe e nenhum do pai, ou o contrário, ou 25% de chance de herdar 2 IVs da mãe e 1 IVs do pai, ou o contrário.

A partir de Pokémon HeartGold & SoulSilver, um Pokémon que estiver segurando um tipo de Power Item (item também utilizado na transferência de EVs), terá 50% de chance de passar a IVs correspondente ao Power Item para seu filho (Porém, cada Pokémon pode segurar apenas um item, então apenas os IVs de um dos atributos de Stats poderão ser transferido). Se tanto o pai quanto a mãe estiverem segurando um item, a chance será de 50% para ambos:
A chance do Pokémon nascer com IVs perfeitas é entre uma a cada 32 ovos produzidos, se for considerar mais números de IVs, a chance diminui drasticamente, ultrapassando a casa dos milhões se considerar todos os 6 atributos de Stats.


O Hidden Power

O tipo de Hidden Power (Poder Secreto) que seu Pokémon pode aprender também é baseado em seus IVs, na quinta geração é possível saber qual o Hidden Power de seu Pokémon, conversando com um NPC no Centro Pokémon de Mistralton.


Considerações finais sobre os IVs: Tanto os IVs quanto os EVs influenciam no Base Stats total de um Pokémon (aqueles valores que aparecem no Summary do Pokémon, apontando todos os seus dados de atributos em Attack, Defense, Sp.Attack, Sp.Defense e Speed), juntamente com os dados padrão de cada Pokémon e sua Nature.

Comentários

Anterior Próxima Página inicial
 
  © Pokémon Leaf - 2017
 
  Isabella Misdreavus